quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Elogio à nação!


Não sei se já contei aqui, mas uma das grandes vantagens de ir a sessões solenes, grandes eventos e coisa e tal é, para mim, cantar o hino nacional. Adoro cantar o hino nacional!!! Tudo bem que eu entendo que a letra parece ser feita para outro país, que algumas palavras poderiam não existir (flâmula, garrida, fulguras, clava e por ai vai...) e que algumas mentiras ali figuram ("Se o penhor dessa igualdade, conseguimos conquistar com braço forte", "Verás que um filho teu não foge à luta"...). Mas eu gosto muito de ficar em posição de sentido, entoar a letra e, no final, não bater palmas, porque eu sei que é uma tremenda falta de educação.


Tia Mimi sabe cantar o hino nacional brasileiro em latim, mesmo que, às vezes, ela não saiba o que fazer com esse conhecimento. Eu aprendi a decorar o hino ainda criança e minha tia Ana Tereza me ensinava: primeiro se sonha, depois se ama. Era pra eu saber que primeiro vinha "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido" e só depois "Brasil, de amor eterno seja símbolo"... São coisas que não esqueço...


Ontem cantei o hino nacional... Mesmo sabendo que existe um hino inteiro e grande, mas existe só metade de um país... Que existem os gritos de bravura e coragem, mas a maioria da população prefere ficar "deitado eternamente em berço esplêndido".


Mustafá!

0 Comentários: