
Hoje é sexta-feira e como não tenho nem condições físicas ou financeiras para comemorar fiquei assim... refletindo... Por quê será que sexta-feira é sexta-feira? Nada que mister Google não te responda...
Bem, como não existe, como posso dizer... "muita etimologia" nessas duas palavras (sexta e feira), vale entender como as pessoas antigamente se referiam a esse dia tão especial. Na Roma antiga, as pessoas davam aos dias os nomes dos planetas e estrelas (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, júpiter, Vênus e Terra). Chamava se "dia do ouro"a sexta-feira, pois nesse dia os soldados recebiam o pagamento em moedas ou barras de ouro. Em espanhol fala-se "viernes" que significa Vênus, o mais "brilhante" dos planetas que fica entre o Mercúrio e a Terra. Daí a analogia ao ouro.
Bem não tem ouro hoje... Moedas agora só o mês que vem e tá longe de ser ouro... Mas também não tem choro e nem vela e por falar em vela, vou apagar a luz e dormir... Já é tarde.
Mustafá!
Bom findi!
PS1- Sábado é aniversário da Nilce (a correspondente oficial do FdG no Circuito das Águas). Felicidade para ela que é nossa leitora assídua também... Queria muito estar perto para comemorar... Rugas novas, bem feito para ela, como diria meu pai!!!
0 Comentários:
Postar um comentário