quinta-feira, 14 de julho de 2005

Entre Brasília e Bastilha...


Lula se atrasou, segundo o site Yahoo!Notcías, para o desfile militar em comemoração ao dia da Queda da Bastilha, na França, hoje de manhã.
Mas vamos por partes:
O que foi a queda da Bastilha? Aliás o que foi a Bastilha?
A Bastilha foi uma prisão para nobres ou letrados, adversários políticos e aqueles que se opunham ao governo ou mesmo à religião oficial francesa durante o reinado de Carlos VI, por volta de 1370. No dia 14 de julho a Bastilha abrigava apenas 7 prisioneiros, no entanto o povão invadiu o local e liberou geral! A importância da Queda da Bastilha reside no fato de que a partir desse momento a revolução conta com a presença das massas trabalhadoras, deixando de ser apenas um movimento onde deputados julgavam que poderiam eliminar o Antigo Regime apenas fazendo novas leis. Isso tudo durante a Revolução Francesa, cuja a história, aplicados leitores do Fundo de Gaveta devem saber.
Agora a pergunta que não quer calar: o que o nosso presidente está fazendo na França comemorando a Queda da Bastilha, quando vai faltar bastilhas aqui pra enquadrar seus companheiros de partido?
Lula está participando das comemorações do ano do Brasil na França (eu sei que isso merece no mínimo uns três ou quatro pontos de interrogação, mas fica pra próxima!) cujo o motivo eu nem sei e nem quero saber... Só li que ele foi muito aplaudido e recusou-se a responder algumas questões que envolviam a corrupção, a violência e o desenvolvimento da América Latina.
E o atraso?
Bem, o atraso é o que há de mais normal no momento do país. A CPI vai atrasar a apuração com certeza, o salário de muita gente vai atrasar, até o mensalão vai dar uma atrasada enquanto tudo não estiver abafado...
Enfim, o que importa um atraso em terras européias, para um país que já perdeu a hora há muito tempo?
Mustafá!
Fontes:

0 Comentários: