terça-feira, 3 de julho de 2007

De noite, no jornal...


Não culpemos os jornais por todas as barbaridades que cometemos!
Ontem, no final do meu dia, estava assistindo ao jornal da Globo e, diante de tanta barbaridade, resolvi ir dormir. Não que o meu sono resolva todas as mazelas do país, ao contrário: ele não resolve nem as minhas... Mas não dava para ficar ali vendo refletido naquele espelho a sociedade que nós criamos.
Tal foi o meu espanto quando percebi o senhor durante a notícia ir agonizando. Por ter tido um infarto e não ser atendido a tempo por falta de médicos e leito no hospital. Cheguei, em determinado momento, a pensar que o cinegrafista e o jornalista poderiam tê-lo ajudado a sobreviver. Não! Não era essa a função deles ali. Eles precisavam mostrar que a sociedade morre e se mata dia-a-dia, em decorrência da inversão de valores.
Em seguida a notícia que, mais uma vez, os aeroportos em São Paulo estavam paralisados devido ao mau tempo. O texto narrado dizia, entre outras coisas, algo sobre os contraladores de vôo. ao que parece, por maior que esteja o caos nos céus brasileiros, nenhum controlador de vôo, por mais capacitado que esteja, tem controle sobre a densidade da neblina. "Maus tempos" existem em diversas regiões do país. Por quê São Paulo é sempre o caos?
Outras notícias/reportagens vieram, mas não antes do meu sono... Dormir me deixou, por instantes, num mundo só meu, em que aviões não decolam, pois não é preciso deles para voar; em que pessoas não morrem esquecidas pelo governo...
Os jornais são retratos de uma sociedade pesadelo...
Mustafá!

1 Comentários:

Everaldo Vilela disse...

Olá.

Também não acreditei vendo aquele senhor morrer diante das câmeras. Por um momento, também pensei porque os profissionais da imprensa não socorreram o homem.

Por estudar jornalismo e por trabalhar em uma empresa que presta serviço de transporte público lembrei que socorrer alguém não é tão simples assim. É uma responsabilidade, que como você bem disse, não é nossa [do jornalista ou cinegrafista] e que eles ali cumpriram seu papel, pois se tivessem socorrido o sr. teriam que estar ali todos os dias para isso... enfim... não vou me alongar... mas que é complicado isso é.

ps. vi seu blog através do blog da Elaine - ela é minha prima. :D