segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Verdades aproximadas

Dunga (ex-Seleção Brasileira) + Tom Hanks (de O Náufrago) = James Frey

Eu me permitiria recriar e inventar minha vida diversas vezes e colocá-la aqui no FdG. Poucas pessoas saberiam o que é ou não verdade. A única que saberá com certeza serei eu. Isso talvez não me impediria de escrever um livro e colocá-lo na estante das biografias. Você se sentiria traído ao saber que grande parte da minha vida era uma mentira?

Foi o que aconteceu com
James Frey, que lucrou com a venda de mais de duas milhões de cópias após aparecer no programa da Oprah. O autor disse ter contado sua vida em algumas páginas, que abrigavam várias peripécias de um viciado na difícil tarefa de se livrar das drogas. James disse ter passado 87 dias na prisão, enquanto só passou alguns minutos. Disse ainda que sua grande amada Lily morreu enforcada num trágico suicídio, enquanto ela teria cortado os pulsos, na verdade. Disse ainda mais, afirmando que realizou dois canais nos dentes sem o uso de anestesias. Nenhum dentista confirma a estória.

A apresentadora mais famosa dos EUA disse ter se sentido tenganada: "Cometi um erro", disse Oprah Winfrey, na abertura do programa. "Dei a impressão de que a verdade não importa e lamento isso profundamente, porque não é no que eu acredito", completou.

Logicamente se eu fosse escrever minhas memórias eu exageraria ao máximo a ponto de não ter coragem de clasificá-lo como autobiográfico. Seria ficção, quiçá científica! É óbvio que, no caso relatado, milhões de outros aspectos devem ser observados, como por exemplo a responsabilidade da editora sobre o livro editado e o número de leitores que mudaram suas vidas em decorrência da leitura.

Mas livros não modificam o mundo. Livros modificam os homens. Os homens é que modificam o mundo.

Eu poderia passar como autor das frases acima, mas temo ser chamado no programa da Oprah para dizer que elas são de Monteiro Lobato.

Mas de verdades aproximadas ou de mentiras quase perfeitas estamos fartos. Os realities shows são mesmo assim. A minissérie JK está longe de ser o retrato fiel da vida do presidente mineiro. E tem coisas que a gente não conta nem para os nossos melhores amigos, não é?

Mustafá!
.: MUNDO DAS PERSEGUIÇÕES :.
Enquanto isso no conturbado mundo onde a convivência é complicada, a intolerância é a palavra de ordem e o radicalismo é exercido diariamente:
Pelo menos não é só o FdG que sofre represálias...

0 Comentários: