quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

"Que país é esse?"*

Nosso presidente vai para Davos, na Suíça (Pronuncia-se Davôs). Alguém sabia onde ficava Davos até ler a primeira frase desse texto? Provavelmente quem conhecia, deve ter estudado em uma boa escola, deve ter um nível legal de vida, essas coisas... Ou seja, qualquer um que passe fome, que não estude, que viva a baixo da linha da pobreza não sabe onde fica Davos e nem o que acontecerá por lá.
Lula irá para o Fórum Social Econômico, onde serão definidos os seis maiores problemas sociais que devem ser levados em conta na administração de países subdesenvolvido. Aqui, em Porto Alegre, acontecerá o Fórum Social Mundial, por onde ele vai passar rapidamente, para não ser colocado contra a parede. Bem, depois ele vai à Suíça, discutir com gente de país desenvolvido os problemas que ocorrem aqui. Contradição? Sim. Mas somos o país das contradições. Somo, aliás, o mundo das contradições!!!
Que bom seria se os governantes se preocupassem em ouvir melhor a voz daqueles que sentem na pele o que é: fome, analfabetismo, doença, violência, pobreza, injustiça. Taí: seis lindos assuntos para serem discutidos e solucionados por aqui mesmo. Não precisa viajar.
Mas o importante é ouvir a voz daqueles que falam vários idiomas; que possuem seguranças e são vigiados 24 horas por câmeras; que são acobertados pela força da lei; que ganham bem, inclusive um adicional para viagens políticas; que possuem bons planos de saúde e que se fartam em almoços políticos discutindo, entre um riso e outro disfarçados atrás de um guardanapo, o futuro da pobreza da nação.
Eu não sabia que Davos ficava na Suíça. Não tenho vergonha disso. Teria vergonha de ir lá discutir o que está acontecendo aqui debaixo do meu nariz.

Mustafá!
* Legião Urbana

0 Comentários: