sábado, 22 de janeiro de 2005

"Há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e frutos"*

Hoje resolvi mudar o mundo: o meu mundo! Nem que pra isso eu precise encontrar outros mundos: os mundos daqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que eu...
Eu e Fábio (meu primo) fomos conhecer a Central do Voluntariado
e nos encontramos com muitas pessoas dispostas a dividir tempo, paciência, carinho, conhecimentos, experiências de vida... Ficamos umas duas horas ouvindo sobre o projeto “Meu quarteirão no mundo e o mundo no meu quarteirão” e foi muito agradável.

É um projeto engajado a “ensinar a pescar”, nada de assistencialismo e paternalismo. Desenvolve atividades como: “Sucesso Escolar” (atendimento a crianças, adolescentes e adultos no desenvolvimento de processos de alfabetização, acompanhamento escolar e aulas de reforço); “Trabalho e renda” (cursos e produção de material artesanal para venda); “Ação cultural e desenvolvimento humano para a geração da paz” (atividades de inglês, espanhol, virtudes e valores, mutirões, passeios etc.); “Informática” (doação de equipamentos e cursos); e “Circulação de informações” (projetos, material de divulgação, mídia etc.).
A princípio meu interesse foi o de trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos e aulas de reforço escolar. Os trabalhos são desenvolvidos no Bairro Horto e na Vila Embaúbas. Devemos também ir conhecer a vila numa outra oportunidade antes de começarmos efetivamente os trabalhos. O pessoal lá nos deixa muito livres para escolher como e quando queremos ajudar, o que torna o trabalho mais tranqüilo e prazeroso.
Só sei que estamos empolgados com esse novo tempo de solidariedade. É preciso sair e conhecer pessoas realmente necessitadas de ajuda e que queiram ser ajudadas.
No final das contas o bem a gente faz é pra gente mesmo, não é?

Para reflexão:
“O mundo não vai superar sua crise atual usando o mesmo pensamento que criou essa situação” (Albert Einstein)

“A vida é transbordante do novo. Mas é necessário esvaziar o velho para dar espaço à entrada do novo” (Eillen Caddy)

Mustafás solidários a todos!

Para entrar e contato com a Central dos Voluntariados é só ligar: (31) 3481-1188.
* Milton Nacimento

0 Comentários: