segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

AUTO-ajuda

Livros e problemas

Eu não leio livros de auto-ajuda. Confesso que já li Paulo Coelho! Mas uma frase me deixou decepcionado com o grande best sellerbrasileiro. A frase é mais ou menos essa, talvez com outras palavras (não me façam ler o livro de novo para dar uma citação precisa!):
“Tudo o que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas se acontecer uma segunda vez, vai acontecer uma terceira...”
Que “diabos” é isso? Como uma frase tão profunda como essa pode ajudar um ser-humano?
Imagine a seguinte situação: você perde um ente querido e procura consolo em “O Alquimista”, o livro do mago brasileiro que conta a saga de um personagem que não desiste do seu sonho e atravessa um grande deserto para conquista-lo. Aí você se depara com a frase acima. Você faz aquilo que, geralmente, quem lê livros de auto-ajuda faz: transporta as "metáforas" para sua vida. Ou seja: você pode nunca mais perder um ente querido, mas se morrer um segundo ente querido, meu filho, tá morta a galinha: um terceiro ente querido vai morrer também. Palavras do amigo do Raul Seixas. Quem duvida???
Sou da opinião que ajuda a gente consegue com a gente mesmo, com os amigos que gostam da gente, com a família que nos apóia. Não são cento e poucas páginas que mudarão minha vida e que me farão perceber que se alguém mexer no meu queijo, eu tenho que ir procurar queijo novo. Iniciativa todo mundo tem, só é preciso descobrir onde ela está guardada dentro da gente... (Tô parecendo autor de livro de auto-ajuda, não é mesmo?).
Hoje em dia se tornou mais fácil resolver nossos problemas com soluções que são vendidas em livrarias. O problema é que depois do desafio resolvido fica ainda no ar a sensação de impotência: “não fui eu quem resolvi, só segui os conselhos que o livro indicava”. É difícil "se auto-ajudar" (a si próprio, risos), recuperar a auto-estima, se conhecer profundamente, quando é necessário muito blá blá blá para dizer o que deve e o que não deve ser feito, o que deve e o que não deve ser descoberto dentro de mim...
Não tenho medo dos problemas, tenho medo de parar de pensar...

0 Comentários: