segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A dor e a delícia de assistir ao BBB

Recebi um e-mail esses dias falando mal de BBB. Entre as críticas o autor (desconhecido) falava que a Globo era quem mais lucrava com as ligações e com a audiência, que quem assistia era alienado e que era muito melhor que as pessoas deixassem de assistir ao programa e fossem ler um livro.
Na minha opinião, falar mal de Big Brother é como colocar a culpa no sistema ou no governo e os argumentos têm a profundidade de um pires.
É óbvio que a Globo é quem mais lucra com todo o processo. Esse é o negócio dela e ela já provou que de negócio e dinheiro ela é muito boa. Por outro lado, e nós teríamos índices para medir essa situação, gostaria de saber quantos brasileiros que não assistem BBB lêem livros e, principalmente, qual a qualidade dos livros que lêem.
Pesquisas revelam que o brasileiro – em média – lê 4 livros por ano. Apesar de ter certeza absoluta que eu supero essa expectativa, eu duvido que ela esteja correta. Quem foram esses entrevistados? Quais livros são esses? Eu trabalho em biblioteca e vejo que sempre são os mesmo usuários que lêem compulsivamente. Quando usuário começa medir tamanho de letra, número de fotografias e se o autor está na lista de mais vendidos, eu suponho que ele já não seja um leitor por prazer, mas por obrigação. E cá entre nós, de leitores de best seller americano o mundo está cheio.
E me dizer que quem assiste ao BBB é alienado é, no mínimo, uma grande falácia. Supondo que o programa tenha duração de 1 hora por dia na TV aberta, dá tempo de sobra de neguinho assistir a uns 3 ou 4 "Em cima da hora" na Globo News ou um Jornal Nacional da, também, Rede Globo. Além do mais, se a pessoa só quiser assistir a BBB, que mal há? Eu parto do pressuposto que eu tenho que investir na minha vida e não treinar meus concorrentes.
Galera morre de assistir às novelas e fala mal de quem assiste ao BBB. Faz-me rir!
Eu assisto aos dois e nem por isso me acho menor ou alienado. Há um momento do dia que não pensar é fundamental!
Mustafá!

0 Comentários: