segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sobre adaptações


A grande diferença entre o livro e um filme de uma mesma estória é a quantidade de emoções expressas em cada uma das mídias. No livro o número de emoções é infinito ou finito, de acordo com a mente, a inspiração e imaginação de cada leitor. Mesmo que as palavras estejam ali, inertes, a interpretação do leitor é que guiará as emoções da estória. No filme, a imaginação humana também é levada em conta, mas principalmente a do adaptador, do roteirista, dos atores etc. Livro é tábua rasa. Filme é coisa pronta.

Assisti na última sexta feira ao "Caçador de pipas". Confesso que quando li o livro não me entusiasmei tanto como a crítica. É um livro bom, que tem a qualidade de nos apresentar personagens extremamente verdadeiras e complexas, como eu e você. No mais é uma boa estória. O filme é ótimo. Não porque ele vá além e apresente detalhes que o livro não tinha. Ao contrário, ele é uma cópia fiel ao livro e, por isso, permitiu-me, mais uma vez, viajar nas mesmas emoções que tive quando li. Continuo achando a estória boa, mas me emocionei nos momento que já tinha me emocionado no livro.

Fica o aprendizado: a grande diferença entre covardia e coragem é essa: a humildade. A humildade de reparar erros e danos, seja agora ou no futuro. A tentativa eminente de corrigir o passado ou tentar melhorá-lo, buscando a felicidade. Não é necessário ser corajoso sempre, mais humilde sim...

Recomendo!

Mustafá!

0 Comentários: