sexta-feira, 26 de maio de 2006

Uma televisão: diversos brasis


Dizem que quem não tem cão caça com gato. Afirmo que quem não vai para a Alemanhã, assiste jogo pela televisão mesmo. As estatísticas apontam que a venda de televisores de 29 polegadas representa substancialmente os lucros do mercado de eletrodomésticos no país. Tem loja prometendo mais um televisor de graça para os clientes que adquirirem uma TV, caso o Brasil seja campeão na Copa 2006.
Esse sim é vendedor inteligente. Provavelmente sabe que dificilmente a seleção brasileira será campeã na Alemanha. Interessa muito pouco para um evento desse porte, que atinge tantas nacionalidades, culturas e mercados, que o Brasil vença todo ano. Ou você acha que a seleção francesa foi campeã em casa à toa? Não seria interessante para os patrocinadores que não patrocinam a seleção brasileira enjetar dinheiro num evento em que só a seleção brasileira sagra-se campeã. Onde estariam seus lucros e seus retornos com a propaganda?
Que o Brasil possui a melhor seleção de jogadores isso não há dúvidas. Basta assistir a um jogo de um time estrangeiro para ver os nomes da casa pululando na tela. Mas existem questões políticas e administrativas que estão, com certeza, por traz desse encontro esportivo que mobiliza o mundo todo.
Não pensem que não torço para que o Brasil seja campeão. Afinal é a única coisa que brasileiro se junta, se reúne efetivamente e, todos, mesmo os menos interessados, ficam felizes com as conquistas no futebol. Interessante seria que essa mobilização se repetisse em momentos de decisões políticas, acariações de CPI's e em crises econômicas.
Mas, dificilmente o Sr. Zé da Esquina se endividaria até 2008 para comprar uma televisão de 29 polegadas para assistir aos depoimentos dos advogados do PCC.
Copa do Mundo é época de todo brasileiro ser brasileiro com orgulho... Depois? Depois não tem outra escolha mesmo... paga-se em 48 vezes a TV de 29".
Bom findi!
Mustafá!

0 Comentários: