quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

Todo o sentimento

Sempre fui intrigado com três sentimentos: ciúme, cobiça e inveja. Este último ainda mais por sua complexidade. Recentemente tive a oportunidade de ler “O mal secreto” de Zuenir Ventura. O livro obviamente fala do mal que não se vê: a inveja!!! Entre uma estória e uma bela dissertação sobre o pecado transparente, temos a oportunidade de saber sobre esse intrigante sentimento. E mais: o autor define os três sentimentos mencionados acima e eu aqui o faço também da maneira que melhor me vem à memória:
Ciúme: medo de se perder o que se tem;
Cobiça: vontade de ter o que o outro tem;
Inveja: vontade que o outro não tenha.
De um modo geral, a inveja é o pior de todos os sentimentos, porque não basta a tragédia de não ter conseguido algo, é preciso que o outro perca aquilo que conseguiu para que a satisfação seja plena. Ai que medo!!! E quem garante que seu melhor amigo não sente inveja de você? Quem pode imaginar que por trás de grandes elogios não se esconde aquele que eu defino o pior sentimento de todos... O pecado!
O ciúme, em boas proporções, apimenta o amor; a cobiça nos faz crescer, desde que não aliada ao roubo, é claro... Mas a inveja com certeza deve só atrair coisas ruins... E não me venha com aquela estórinha de inveja branca (ou boa, sei lá!) que não cola... Mas não adianta, ninguém está livre desses três sentimentos, ou pecados, como queiram... Ninguém!

Assunto sério esse né? Papo cabeça... Devo voltar no assunto ciúme... Ciúme! Só quem namora a distância sabe o que é isso... Risos para não chorar...

Para saber mais:
VENTURA, Zuenir. O mal secreto. São Paulo:Objetiva, 2000. 268 p. (Plenos Pecados)

0 Comentários: