quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sobre filas...


Eu nunca gostei de filas. Não porque elas são grandes, porque elas demoram ou porque sempre tem alguém inoportuno dentro delas. Esses são motivos para que todos não gostem das filas. Eu não gosto de filas porque no pré de 6 - e a partir daí nunca mais tive sucesso em filas - a ordem na fila era pelo tamanho.
A minha altura, característica essa que levo hoje como ponto positivo, foi motivo de anos e anos no final da fila. Se não era o último, era um dos últimos. Não que eu quisesse ser o primeiro! Que isso também não leva a nada... Mas não via lógica em tal decisão.
Várias questões me acompanham: como fica a mente de uma pessoa baixa nesses casos? Até quando a estatura a beneficiaria? E quando chegar o dia dessa pessoa não ter privilégios, mesmo sendo baixo? Qual o verdadeiro motivo para que os menores entrassem na frente? Eles não enxargariam a porta? Por que não entrarmos todo mundo em fila, mas na ordem de chegada, como é de praxe?
Diversas coisas me intrigam na educação escolar que tive. Tabuada, a matemática como um todo, pintar mapas, os alunos fazerem cartazes (pra que escrever grande o que já se sabe?), desfile de 7 de setembro... Mas nada tanto quanto as filas por ordem de tamanho.
Que educação é essa que separa, que aponta diferenças, que não apoia a diversidade?
Mustafá!

0 Comentários: