sexta-feira, 21 de julho de 2006

Evolução

Hoje dei um tempo com a minha dissertação e realizei um estudo empírico sobre o orkut, o qual resultou uma evolução histórico-funcional que eu vos apresento nesse momento:
O Orkut desde o início mostrou-se uma excelente ferramenta para contatos com velhos conhecidos, novas e interessantes pessoas... Enfim! Mas, de acordo com meus estudos, o Orkut está no seu terceiro estágio de evolução.
1- Estágio: Período denominado "Você se lembra?": grande momento para reencontrar virtualmente velhos amigos, rever os colegas da pré-escola, reunir pessoas que odeiam aquela sua professora de química, reencontrar velhos relacionamentos e descobrir que você deu uma sorte do caralho, porque aquela menina além de feia, pegava todo mundo... Período caracterizado por lágrimas, comunidades pra lá de piegas, grandes "bjos" e inundado por expressões do tipo "Ei me add aí, estudamos juntos, vc não se lembra?".
2- Estágio: Período denominado "Você também não sabia?": período conturbado por fofocas e disse-me-disse. Pessoas descobrem quem morreu, quem terminou o namoro, quem troca o status "namorando" diariamente, quem fez lipo, quem tá ficando com quem, quem bebeu demais na noite anterior e vomitou atrás na pia da cozinha de um amigo, quem é homo, quem é bi, quem é tri, quem é hexa... Período caracterizado por olhos arregalados, bocas abertas, comunidades "eu sei que você investiga os meus scraps", expressões do tipo "da uma olhada no profile dela e depois me conta" são muito comuns. Os scraps de peixinhos, macacos saltitantes, carrinhos feitos com os sinais de pontuação são utilizados como desculpa pra você aparecer nos scrapsbook alheios e dar uma espiadinha. O Orkut, nesse momento, ganhou apelidos: foforkut é o mais conhecido...
3 - Estágio: Período atual denominado: "Você não tem medo?": período em que todos morrem de medo de tudo o que está acontecendo no Orkut (pedofilia, sexo hardcore, assalto de senha, etc.) mas não desistem ainda arraigados pelos costumes do estágio anterior. Período caracterizado por ausência de scraps, comunidades que pregam a paz, o amor, a caridade e a falta de paciência com aquelas mensagens "vejam as fotos daquela festa, ficaram ótimas". Milhares de mensagem enchem a sua caixa postal salpicadas das palavras "cuidado". Na maioria das vezes os criminosos prometem roubar sua senha, utilizar seus scraps para descer a lenha em seus melhores amigos e roubar suas fotografias. Período também caracterizado por fotos menos íntimas nos álbuns (fotos de filhos, família e namoradas, dão lugar a de cachorros e paisagens).
Os estágio possuem limites muito tênues, assim como a linha histórica do tempo... Não, a evolução não acabou. A evolução não acabará.
Ainda não sabemos a que o Orkut veio. Como saberemos para onde vai?
Mustafá! Bom findi!
Obs.: Ontem foi aniversário da Ana. As fotos eu coloco aqui.

0 Comentários: