
Chico Buarque, num documentário que assisti, contou que, que na época em que lançou a música "Mulheres de Atenas", foi mal interpretado pelo movimento feminista (acredito que por algumas radicais mulheres desse movimento, temo pecar pela generalização). Para algumas delas a música era machista. Segundo o compositor era exatamente o contrário a mensagem que se queria transmitir. Era como uma denúncia de toda a submissão da mulher com relação ao homem. Um protesto às avessas, escrito brilhantemente pelas mãos de Chico.
Receio que, atualmente, ocorra exatamente o contrário. Atitutes "feministas" que soam como machistas. Vocês já devem ter visto a propaganda da Revista Cláudia, em que uma mulher abre a tampa de um produto com facilidade, mas fecha ao se lembrar que o marido está na sala de televisão (detalhe: sentado enquanto ela faz o almoço) esperando com sua força para ajudá-la no difícil trabalho de destampar um pote de um produto qualquer. No final alguma frase do tipo "seja forte sem perder a feminilidade".
No primeiro caso, o caso Buarque, a submissão é ponto de protesto. No segundo caso, o caso Cláudia, a fraqueza e a dependência é apontada como uma característica feminina. Com qual caso você ficaria?
Somos uma sociedade que, cultural e informacionalmente, é machista. Fácil de comprovar só dando uma olhada nas manchetes (ou imperativos?) das revistas femininas: "aprenda a enlouquecer seu homem na cama", "receitas fáceis para o fim de semana", "faça fácil", "como se vestir bem a noite", "como se vestir pra ir a feira"... Como se as mulheres estivessem precisando sempre aprender alguma coisa, como se faltasse conhecimento e as revistas servissem pra instruir, ensinar, fazer as vezes de um tutor. Aos homens reservado o noticário denso, às mulhres, as notícias água-com-açúcar e o aprendizado doméstico. Tudo isso mascarado por uma frase (clichê!) do tipo: "Chic é ser inteligente"**
Se tudo continuar como está, não se fará difícil concordar que as mulheres hoje em dia sõ como as mulheres de Atenas: "não têm gosto ou vontade, nem defeito nem qualidade, têm medo apenas..."
Mustafá!
*Mulheres de Atenas - Chico Buarque
** Marrie Clair (o site oficial está fora do ar)
0 Comentários:
Postar um comentário